sábado, 1 de junho de 2013

HANÓI É ASSIM...



Hanói é assim. 

Entra-nos impetuosa no peito. 

ADORO "olhar" os pequenos pormenores dos lugares 

que visito...




 - o formato original dos candeeiros que serpenteiam 

pela vedação que separa a zona do templo e a lagoa;

 - os pequenos "souvenirs" tão coloridos;

 - as "Vans" que vão buscar os turistas aos hotéis para 

fazer a visita da cidade;

 - a "FÉ" dos Vietnamitas, orando e levando oferendas 

aos monges; 

 - o ritual de deixar os sapatos de fora dos lugares 

sagrados, para eles, os "templos"








5 comentários:

  1. APÓS uma imperceptível pausa
    sobre o ORIENTE
    e que o meu Amigo PAULO
    veio logo, dizer que...
    AQUI ele vem à procura do ORIENTE...
    .
    eu regresso com os posts sobre HANÓI
    apenas tinha feito 3 posts
    e vou continuar por HANÓI
    que há muito para mostrar...

    ResponderEliminar
  2. neste post mostro

    uma imagem de 3 vietnamitas

    orando diante de um ALTAR;

    estão tão concentrados nas suas orações

    que nem reparam nos turistas ávidos

    de imagens de outras culturas...

    outras formas de viver!

    Fé (do Latim fides, fidelidade
    e do Grego πίστη pistia1 )
    é a firme opinião de que algo é verdade,
    sem qualquer tipo de prova
    ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta idéia ou fonte de transmissão.

    ResponderEliminar
  3. A fé acompanha absoluta abstinência à dúvida pelo antagonismo inerente à natureza destes fenômenos psicológicos e lógica conceitual.

    Ou seja,
    é impossível duvidar e ter fé ao mesmo tempo.

    A expressão se relaciona semanticamente com os verbos crer,
    acreditar,
    confiar e apostar, embora estes três últimos não necessariamente exprimam o sentimento de fé, posto que podem embutir dúvida parcial como reconhecimento de um possível engano.

    A relação da fé com os outros verbos,
    consiste em nutrir um sentimento de afeição,
    ou até mesmo amor,
    por uma hipótese a qual se acredita,
    ou confia, ou aposta ser verdade.

    ResponderEliminar
  4. na ÚLTIMA IMAGEM

    mostro aquilo que me faz imensa confusão
    e estando por perto,

    para mim é ASSUSTADOR:

    Tal como já tinha reparado na TAILÂNDIA

    os cabos eléctricos e telefónicos

    estão passados

    pelo ar todos emaranhados,

    fazendo lembrar verdadeiras teias de aranha

    penduradas no exterior dos edifícios

    ou em postes.

    ResponderEliminar
  5. .

    .

    . querida amiga minha,,,

    .

    . desde ontem que tenho vindo a visitar esta sua página ainda que em silêncio . no tom e no dom da contemplação . porque para mim o Oriente é essencialmente isso mesmo . a contemplação e a meditação andam de mãos dadas . e tal fato . justifica . como bem refere . a concentração com que este povo ora . porque . e tal como na religião cristã é através da oração que se atinge a plenitude . no budismo . o Nirvana . E por aí fora .

    .

    . achei muito engraçada a tenda que vende o artesanato local . e deixo especial relevo para os objectos que se encontram pendurados . tenho um fascínio por todo o artesanato asiático . seja ele de cariz religioso . seja ele de origem pagã . e sempre que visito o sudeste asiático confesso vir carregado de pequenos e grandes objetos . e tenho a casa repleta de souvenirs . que tanto trabalho me dão a transportar . que tanto receio me dão quando chego à alfândega do aeroporto de Lisboa .

    .

    . as imagens religiosas que se encontram fotografadas são de fato estranhas ao nossos olhos . assim como as oferendas que lhes são entregues . nomeadamente a comida . refiro-me à fruta . assim como à água ou quaisquer outras bebidas . em bangkok . cheguei a ver coca-cola a ser oferecida aos deuses.

    .

    . e essencialmente muita fruta . a qual os pássaros agradecem e também outros animais que prefiro não referir aqui . mas . O que importa é a fé . tão bem explicada nos seus comentários anteriores .

    .

    . engraçado os tons do autocarro . assim como os pagodes que são lanternas que iluminam o caminho .

    .

    . quanto às instalações elétricas são comuns em toda a Ásia . o que é certo é que tudo funciona na perfeição . dando energia a milhões de pessoas .

    .

    . minha amiga do coração . fico à espera de novas portagens acerca do Oriente . as quais lhe agradeço desde já . pois onde houver Oriente . eu estou lá . ou melhor . e neste caso . cá e aqui .

    .

    . desejo.lhe uma boa semana . muita saúde . e aproveite bem o bom tempo que finalmente temos . terei uns dias de ferias agora em junho . felizmente . porque bem preciso descansar .

    .

    . deixo.lhe um beijinho sempre amigo .

    .

    .

    ResponderEliminar